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dc.contributor.advisorGai, Daniele Noalpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Tamara Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153055pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se encontra na área da educação especial e inclusão escolar com vistas a atender a requisitos para obtenção de grau em Licenciatura em Pedagogia. Essa escrita é resultado de uma experiência vivida durante o período de estágio de prática docente em uma escola de Ensino Fundamental durante o primeiro semestre do ano de 2016. Sendo que um importante aspecto dessa prática docente foi o estabelecimento das relações que se desenvolveram a partir da revelação de mãe para filha a respeito da constituição do autismo como parte integrante da identidade dessa aluna. Essa descoberta provocou uma série de comportamentos os quais aliados às atitudes das colaboradoras da pesquisa revelaram parte do processo de inclusão escolar da aluna. Por isso essa pesquisa visa compreender que elementos compõem o processo de inclusão escolar de uma estudante com autismo considerando as narrativas sobre esse percurso. Para que esse objetivo geral fosse contemplado, foi necessária a elaboração de dois objetivos mais específicos, dos quais um, busca evidenciar os elementos constitutivos dos processos inclusivos na escola regular através das narrativas dos envolvidos nesse processo e o outro visa problematizar a inclusão escolar a partir da experiência narrada por uma estudante com autismo em fase escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental. E para melhor compreender esse processo, apresento a metodologia que tem sua base no estudo de caso, mais precisamente através das narrativas da aluna, mãe, professora, educadora especial e eu (narrativa descritiva de um momento), como importantes sujeitos envolvidos nesse contexto. A partir das narrativas foi possível compreender a importância do relacionamento entre escola e família para o estabelecimento comum de atitudes contribuindo assim na educação do sujeito da pesquisa. Identificou-se ainda a importância de um currículo diversificado a fim de promover tanto as habilidades quanto as potencialidades da estudante, sendo ainda, que se destacou a importância do olhar das professoras para além de um diagnóstico de autismo. Todos esses elementos possibilitaram um vislumbre de elementos pertinentes ao conceito de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleAutismo : múltiplas narrativas acerca da inclusão nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWisch, Tasia Fernandapt_BR
dc.identifier.nrb001013876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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