Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : construindo reflexões sobre as práticas docentes
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os significados atribuídos por professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental à matemática que praticam. As bases teóricas utilizadas foram a Etnomatemática e o campo do Currículo, basicamente as produções de autores como Ubiratan D’Ambrosio, Gelsa Knijnik, Alexandrina Monteiro e Tomaz Tadeu da Silva. A parte empírica da investigação ocorreu em uma escola pública da cidade de Porto Alegre. Os materiais de ...
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os significados atribuídos por professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental à matemática que praticam. As bases teóricas utilizadas foram a Etnomatemática e o campo do Currículo, basicamente as produções de autores como Ubiratan D’Ambrosio, Gelsa Knijnik, Alexandrina Monteiro e Tomaz Tadeu da Silva. A parte empírica da investigação ocorreu em uma escola pública da cidade de Porto Alegre. Os materiais de pesquisa reunidos foram: narrativas geradas em entrevistas, produzidas por três professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da referida escola e documentos escolares utilizados por elas nas aulas de Matemática. A análise do material mostrou que nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras na área da Matemática há a supremacia da listagem de conteúdos existentes no currículo escolar. Ficou evidente, também, a linearidade nos estudos dos conhecimentos matemáticos, aliado a uma hegemonia de determinados conteúdos. Além disso, o estudo revelou que as atividades endereçadas aos alunos expressam pouca proximidade com os contextos de suas vidas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37922)Tesinas Pedagogía (1437)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License