A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
dc.contributor.advisor | Doll, Johannes | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Denise Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T02:24:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153027 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013892 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License