O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer ...
Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License