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dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorCouto, Priscila Gomes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:26:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153017pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa busca identificar e analisar o que sustenta a inserção e atuação de pedagogas(os) na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os campos de formação em serviço são localizados em Porto Alegre/RS e região metropolitana. Como foco principal de investigação são usados os trabalhos de conclusão da residência (TCR’s) dos profissionais da pedagogia que atuaram entre 2008 e 2016, os quais são referenciados como documentos da história de formação destes profissionais. Outro foco de prospecção de dados é estabelecido por entrevistas semiestruturadas realizadas com duas (ex)residentes e um assessor institucional da Residência. O referencial teórico da pesquisa foi inspirado principalmente nas ideias de Ricardo Ceccim e Analice Palombini que auxiliam na reflexão quanto os pressupostos da Saúde Mental Coletiva para esta residência. Com o estudo teórico, leitura dos documentos e entrevistas, foram organizados alguns eixos de análise das práticas/ações dos profissionais de pedagogia neste campo de formação. As perguntas que guiaram o olhar nos documentos e entrevistas consideravam as ideias propostas nos eixos. Com base em todo o processo de estudo e análise dos dados observou-se os indícios fundamentais da inserção e sustentação das(os) pedagogas(os) na saúde: sua formação em serviço. Formação que se faz a partir da ética do cuidado e compartilhamento de saberes. Para proporcionar o arranjo de formação em serviço e ações na Saúde Mental Coletiva, as(os) pedagogas(os) possuíram uma sustentação teórica com aulas, seminários e reflexões em grupos no EducaSaúde, o qual articula o acesso dos residentes com os campos de formação. Nesses movimentos de apropriação teórica, compartilhamento de suas vivências e reflexões com o apoio de tutores, preceptores, colegas e trabalhadores dos campos e usuários é que vai se constituindo o profissional pedagoga(o) em saúde mental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titlePedagogia em espaços de saúde : um olhar sobre a atuação de pedagogas(os) na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013733pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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