Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorColla, Rodrigo Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153010pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se trata de uma problematização acerca de episódios de resistência às normas escolares. Parte de uma observação participante realizada ao longo de duas semanas no primeiro semestre do ano de 2015 numa turma de 5º ano de uma escola estadual de ensino fundamental da região central de Porto Alegre – RS. São apresentados eventos envolvendo dois estudantes. Essas situações carregam movimentos de resistência à instituição escolar que aqui buscarei entender como experiências de autocriação, de reexistência. A metodologia, por mim cunhada, é definida como uma reobservação participante trans/di-gressiva em função de se tratar de um novo olhar. Este olhar é ora lançado sobre situações experienciadas em uma observação participante feita há mais de um ano numa turma de 5º ano de ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual. Esse novo olhar objetiva uma reescrita que visa a ser ao mesmo tempo transgressiva e digressiva e se vale de recursos intertextuais (imagens e olhos de texto) para estabelecer tensionamentos e provocações que visem a resistir propiciando a reexistência da escrita e, logo, a multiplicação de certos sentidos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.titleAutocriação pela Rebeldia : educação moral e resistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013735pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem