Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
dc.contributor.advisor | Santos, Simone Valdete dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tania Maria Nunes Sousa e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T02:25:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153004 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013700 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License