Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
View/ Open
Date
2016Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisit ...
Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License