Falta de atenção : uma compreensão docente
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho, caracterizado como um estudo de caso, é produzido a partir das inquietações geradas pelo contato, em que, a autora como bolsista do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deparou-se com o insistente uso do termo “Falta de atenção”. Alunos e professores de quatro turmas, duas de oitavo e duas de nono ano, relatavam acontecimentos sobre a falta de atenção discente. Com o objetivo de investigar qual a compreensão que os docentes destas turmas têm acerca d ...
Este trabalho, caracterizado como um estudo de caso, é produzido a partir das inquietações geradas pelo contato, em que, a autora como bolsista do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deparou-se com o insistente uso do termo “Falta de atenção”. Alunos e professores de quatro turmas, duas de oitavo e duas de nono ano, relatavam acontecimentos sobre a falta de atenção discente. Com o objetivo de investigar qual a compreensão que os docentes destas turmas têm acerca desta fala recorrente, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso. Entrevistaram-se cinco professoras por meio de uma entrevista semiestruturada, pensada para analisar quais as ideias e potencialidades que transpassam seus discursos. Os principais autores que conceituam as ideias apresentadas nesta pesquisa são Becker e Marques, que abordam as questões relacionadas ao construtivismo e a como ocorre a gênese do conhecimento; Golbert e Moojen, que contribuem nas questões pedagógicas e de sentidos escolares; e Fernandéz, que em seus trabalhos discursa com o foco na falta de atenção e nos conceitos que a rodeiam. A escrita aqui apresentada não se encerra ao cumprir o papel de Trabalho de Conclusão de Curso, mas aponta a importância da continuidade da pesquisa, procurando entender como ocorre a compreensão de outros agentes que discursam sobre a falta de atenção, como os alunos, pais, coordenação pedagógica. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36649)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License