Show simple item record

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Laura Bagatini dept_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:25:49Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152995pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico, são abordados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Artur Morais, Luciana Piccoli, bem como os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Através da produção de dados, foram elaborados dois eixos analíticos, um focalizando as potencialidades do projeto didático e outro as da consciência fonológica. O primeiro, que se refere ao projeto didático desenvolvido com a turma em questão, salienta a importância de atividades contextualizadas e que contemplem os interesses do grupo para que haja engajamento dos alunos e avanço nas aprendizagens. O segundo apresenta propostas pedagógicas e recursos didáticos que focalizaram o desenvolvimento dos níveis da consciência fonológica: consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonêmica. A partir da construção das análises, evidenciou-se que o investimento em propostas que contemplem as diferentes habilidades da consciência fonológica contribui efetivamente para o avanço dos alunos na aquisição do sistema de escrita alfabética, conferindo-se destaque aos níveis iniciais de apropriação, como é demonstrado nesta pesquisa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAvanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em focopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013704pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record