Literatura Infantil e scripts de gênero : com a palavra as crianças
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Considerando a relevância de aprofundar as discussões referentes à temática de gênero na Educação Infantil, o presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, que teve como objetivo investigar as manifestações de crianças na faixa etária 3-4 anos de uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre sobre gênero através da leitura de quatro livros infantis que trazem em seu enredo questões referentes a este tema. Além disso, foi considerada ta ...
Considerando a relevância de aprofundar as discussões referentes à temática de gênero na Educação Infantil, o presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, que teve como objetivo investigar as manifestações de crianças na faixa etária 3-4 anos de uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre sobre gênero através da leitura de quatro livros infantis que trazem em seu enredo questões referentes a este tema. Além disso, foi considerada também a observação de situações que pudessem surgir em diferentes momentos da rotina após a realização da proposta, buscando evidenciar que representações apresentam e refletindo de que forma tais concepções são construídas na nossa cultura. A pesquisa encontra-se ancorada teoricamente nos Estudos sobre Gênero em FELIPE, GUIZZO & BECK (2013), LOURO (2003) e MEYER (2008) e reflexões sobre Literatura Infantil a partir das contribuições de ABRAMOVICH (1997) e LAJOLO & ZILBERMAN (1999). Os resultados apontam para um cruzamento entre o que as crianças observam enquanto constituintes de uma cultura que ainda hoje legitima, demarca e estabelece modos de ser e endereçamentos para homens e mulheres - determinando a constituição de suas masculinidades e feminilidades – e o que elas estabelecem espontaneamente a partir de seus próprios conceitos e representações. Assim, foi possível perceber que apresentavam em alguns momentos posturas e visões adultocêntricas sobre as questões de gênero - surgindo a partir daí alguns estranhamentos pelas situações com as quais foram confrontadas através das histórias - enquanto que em outros é possível identificar manifestações singulares que rompem com tais discursos, vivenciando, neste processo, as questões de gênero na escola infantil sob um viés mais igualitário. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License