Com sabor e afeto: um estudo sobre as práticas cotidianas de alimnetação no berçário
Fecha
2016Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A presente pesquisa encontra sua relevância no âmbito dos estudos sobre a vida cotidiana dos bebês na escola infantil, especificamente sobre os momentos de alimentação. A alimentação na escola infantil não pode ser encarada somente como a ingestão de alimentos ou por questões nutricionais. Mais do que isso, as práticas cotidianas de alimentação dos bebês extrapolam essa condição, pois oportunizam experiências importantes de vida aos bebês. Com a chegada cada vez mais cedo dos bebês na escola de ...
A presente pesquisa encontra sua relevância no âmbito dos estudos sobre a vida cotidiana dos bebês na escola infantil, especificamente sobre os momentos de alimentação. A alimentação na escola infantil não pode ser encarada somente como a ingestão de alimentos ou por questões nutricionais. Mais do que isso, as práticas cotidianas de alimentação dos bebês extrapolam essa condição, pois oportunizam experiências importantes de vida aos bebês. Com a chegada cada vez mais cedo dos bebês na escola de educação infantil, muitos estarão vivendo suas primeiras experiências com o alimento neste espaço, o que reforça a necessidade deste momento ser pensado, planejado e organizado num contexto de experiências e de aprendizagens de excelência. Os momentos de alimentação possibilitam muitas interações entre os bebês e seus pares e dos bebês com os adultos, além de favorecer o desenvolvimento da sua autonomia, de novas descobertas e aprendizagens. Tem como objetivo analisar como são pensados, organizados e planejados os momentos de alimentação dos bebês na escola infantil. A pesquisa de caráter qualitativo faz uso do método de “estudo de caso”. Para tanto utiliza como recursos a observação direta, os registros do diário de campo, entrevista com a professora titular do grupo de Berçário e a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1951)
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