Educação infantil na escola de ensino fundamental : pensando os espaços externos para as crianças da pré-escola
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a import ...
A pesquisa investigou de que maneira a organização dos espaços externos da escola de ensino fundamental que atende também a etapa da Educação Infantil, pode ser transformada e adequada para as crianças pequenas. O estudo ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental na rede municipal de Barra do Ribeiro-RS, que atende turmas de educação infantil de 4 e 5 anos de idade, onde os espaços externos oferecidos para as crianças são inadequados. A pesquisa teve como finalidade discutir a importância e influência do espaço externo no desenvolvimento integral da criança, assim como propor possíveis adequações nesse espaço, de acordo com a realidade da instituição e comunidade na qual está inserida, realizando um projeto de execução do pátio. Como principais referenciais teóricos trago Edwards, Gandinni e Forman (2016) que fundamentam que os espaços devem ser planejados e organizados de maneira a favorecer relações e interações; Zabalza (1998) ressaltando a importância da organização dos espaços tornando-os estimulantes de aprendizagem; e Horn que ajuda a compreender que espaços externos, assim como internos, devem ser organizados, pensados e construídos por diferentes zonas ou áreas. Espaços lúdicos e desafiadores que devem ser construídos com a participação da comunidade escolar e principalmente das crianças para atender suas necessidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License