Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Tatiane de Fátima Kovalskipt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:48Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152856pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propôs-se investigar como a comunidade escolar de uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Rio Caí, no Rio Grande do Sul, se organiza, elabora e executa suas práticas avaliativas na busca pela qualidade do ensino oferecido às crianças pequenas de 2 e 3 anos de idade. A problemática da pesquisa versou em torno da questão sobre como esta escola pode oferecer um atendimento de qualidade às crianças pequenas com o apoio da comunidade. O estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de ações que favorecem a implementação de práticas avaliativas de curto e longo prazo da escola, visando formular indicadores próprios de qualidade na Educação Infantil. A metodologia investigativa caracteriza-se como um estudo de caso e como técnicas foram utilizadas a análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários estruturados junto à comunidade escolar. A análise dos dados deu-se por categorias e os resultados mostram que estrutura física, relação entre pais e professoras, formação de professoras, alimentação escolar e cuidados afetivos são, para a comunidade escolar, os principais indicadores de qualidade da Educação Infantil. A investigação é concluída mapeando-se e refletindo-se sobre as ações da comunidade escolar no que se refere à oferta de Educação Infantil com qualidade. Vê-se que estas devem continuamente ser revistas, implantadas e acompanhadas, e o mesmo vale para ações de gestão e financiamento de recursos na Educação Infantil para o atendimento de crianças pequenas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade da educação infantil : um estudo de caso numa perspectiva de participação da comunidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem