Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Cristina Mariapt_BR
dc.contributor.authorReckziegel, Andréa de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:45Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152850pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho apresento o planejamento, a realização e o registro de atividades de leitura literária em uma Escola de Educação Infantil pública da região metropolitana. Com intuito de conhecer os critérios de seleção das obras literárias ofertadas às crianças pelas professoras, utilizei como procedimento metodológico um questionário aberto complementado com anotações em uma reunião pedagógica sobre o tema. Para as reflexões acerca do tema e sua importância, cerquei-me de autores como Rosa (2014, 2015), Reyes (2010, 2014) e Corso (2006), além de verbetes assinados e constando no Glossário CEALE (2014). A realização da pesquisa permitiu perceber o modo como um grupo de professoras que atuam com crianças entre dois e quatro anos escolhem, utilizam e registram o trabalho com livros infantis em sala de aula. Uma das conclusões de pesquisa indica que a maior parte das professoras faz “contação de histórias” e não leitura literária, e escolhe os livros a serem contados de acordo com o assunto do projeto didático em andamento. Títulos, autores e gêneros literários bem como os procedimentos de leitura literária adequados à faixa etária são ignorados por elas em seu trabalho com os pequenos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleUm repertório criterioso : a escolha de livros a partir do olhar do professor mediadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples