Espelhos da infância : reflexos e reflexões sobre violências numa turma de pré-escola na cidade de Novo Hamburgo
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Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o que um grupo de crianças de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal de educação infantil da cidade de Novo Hamburgo, pensa sobre violência, e assim refletir sobre os seus diversos olhares, buscando elencar as suas percepções diante do que veem, ouvem e vivenciam. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre outubro e dezembro de 2015. O estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Schutz (2001), Sarmento (2007), Barbosa (2009), Bussolet ...
Este estudo teve por objetivo investigar o que um grupo de crianças de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal de educação infantil da cidade de Novo Hamburgo, pensa sobre violência, e assim refletir sobre os seus diversos olhares, buscando elencar as suas percepções diante do que veem, ouvem e vivenciam. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre outubro e dezembro de 2015. O estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Schutz (2001), Sarmento (2007), Barbosa (2009), Bussoletti (2010), Meira (2010), Tonucci (2008), Abramovay (2009), Janczura (2012), Konrath (2013), Filho (2011), Prado (2011) e em documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI), que fomentaram os aportes legais. Em se tratando de pesquisa com crianças, foram utilizados diferentes recursos metodológicos, como “roda de conversa”, banco de imagens, desenhos e colagens servindo de instrumentos para produção de dados. Os resultados mostraram crianças de quatro anos apresentando a realidade do meio em que vivem e relatando fatos de seu cotidiano. Mesmo estando ainda em processo de desenvolvimento de linguagens, elas conseguiram evidenciar as violências simbólicas, entre as quais se destacam a doméstica e a midiática. Através dos resultados encontrados, a pesquisa trouxe inquietações quanto ao olhar mais sensível e protetivo dispensado às crianças, as observações e reflexões sobre a responsabilidade, o comprometimento da escola e da família, bem como a necessidade de aprofundar as formações e estudos do tema pesquisado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
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