As especificadades da educação com os Bebês : análise do projeto político-pedagógico
Fecha
2016Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar o Projeto Político-Pedagógico vigente numa Escola Municipal de Educação Infantil situada no município de Novo Hamburgo/RS e as especificidades para o atendimento dos bebês. A partir do conceito de currículo e da concepção de Projeto Político-Pedagógico, as análises buscaram reconhecer o processo de construção do documento, bem como se as especificidades da ação pedagógica com os bebês estavam ali contempladas. O referencial teórico foi pautado pela Legisla ...
Este estudo teve por objetivo analisar o Projeto Político-Pedagógico vigente numa Escola Municipal de Educação Infantil situada no município de Novo Hamburgo/RS e as especificidades para o atendimento dos bebês. A partir do conceito de currículo e da concepção de Projeto Político-Pedagógico, as análises buscaram reconhecer o processo de construção do documento, bem como se as especificidades da ação pedagógica com os bebês estavam ali contempladas. O referencial teórico foi pautado pela Legislação Brasileira sobre a Educação Infantil, bem como, por estudiosos no campo da educação como Veiga (1995, 1998), Fochi (2015), Barbosa (2006, 2010), Barbosa e Horn (2008), Barbosa e Richter (2014), que explicitaram questões relevantes sobre a Educação Infantil, as quais norteiam as reflexões acerca do tema proposto. Para dar conta das especificidades deste estudo, a presente investigação utilizou duas vertentes de metodologia de pesquisa para sua realização, utilizando como referência Gil, Barros e Lehfeld. Esta opção tornou-se necessária à medida que ambas descrições metodológicas completam-se entre si. No processo de inserção do bebê na escola, faz-se necessário que ele tenha visibilidade, sendo que o Projeto Político-Pedagógico deve garantir a reflexão sobre a importância desse olhar para os bebês. Nesta pesquisa ficou claro que a escola pesquisada precisa rever seu Projeto Político-Pedagógico, contemplando os bebês. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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