Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Daiane Monique Pagani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T02:26:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152776 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste em analisar os documentos enviados às famílias para compartilhar o percurso vivenciado pelas crianças da educação infantil, nos níveis de pré-escola de 4 e 5 anos, das escolas municipais de educação infantil, no município de Guaíba. O interesse pelo tema surgiu ainda quando atuava somente como orientadora educacional, neste mesmo município e necessitava de documentos que retratassem o aluno dentro do contexto escolar para anexar aos diversos encaminhamentos que eu fazia, nesses momentos eu sentia o quanto era difícil para as professoras elaborarem tais documentos. A pesquisa tem o intuito de analisar os documentos obtidos e identificar os nomes utilizados para esse instrumento nas escola, a média de linhas escritas, o vocabulário utilizado pelas professores, os momentos da rotina apresentados no instrumento, a interação da criança nos ambientes diversos da escola, as características, formatos, tipos de discurso, apresentação, organização, introdução, fechamento, objetivos e algumas concepções presentes nestes documentos. A investigação de cunho qualitativo apoia-se nas entrevistas realizadas com cinco docentes da referida rede e uma supervisora escolar e na análise das suas narrativas, além de se debruçar sob a análise de 78 documentos cedidos pelas escolas que aceitaram participar da pesquisa. A análise realizada com os dados produzidos, apoia-se referenciais teóricos como Hoffman (1996), Bassedas (1999) e Kramer (2006). Dentre as principais conclusões desse estudo, a partir das análises realizadas, foi possível constatar que há uma variada gama de tipos de documentos, que eles são construídos pensando em compartilha-los com os pais das crianças e que os professores tendem a repetir os textos e os objetivos na escrita nas turmas que atendem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Acompanhar, registrar e compartilhar : um olhar sobre os documentos de compartilhamento da avaliação das crianças nas escolas de educação infantil da rede municipal de Guaíba - RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013535 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)