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Mistos, meios e múltiplos na fotografia : o nervo óptico em um estudo em aberto
dc.contributor.advisor | Zielinsky, Monica | pt_BR |
dc.contributor.author | Xavier, Lúcia Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-18T02:43:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152766 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa concentra-se em estudos sobre a linguagem fotográfica como prática artística a partir das obras expostas em “Mixtos e Manias”, em 1978. Esta exposição ocorre na Pinacoteca do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em um momento de expansão do mercado de arte local. Dos cinco artistas expositores, Carlos Asp, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos, todos vinculados ao Nervo Óptico, são feitos estudos das obras expostas por Dariano, Lanes e Barcellos. O trabalho toma como base as estratégias de discurso, produção e veiculação utilizada por estes artistas, levantando-se a noção de práticas conceitualistas, aplicando-se essa ideia na análise das obras. São apontadas as múltiplas possibilidades que a linguagem fotográfica oferece quando entendida como uma prática artística, percebendo sua lógica na veiculação de ideias e no processo de cada artista. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research focuses on studies on the photographic language as an artistic practice from the works exhibited in "Mixtos e Manias" in 1978. This exhibition takes place in the gallery of the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul, in Porto Alegre, at a time of expansion of the local art market. From five exhibiting artists, Carlos Asp, Clovis Dariano, Mara Alvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos, all linked to the Nervo Óptico, the studies are made on the works exhibited by Dariano, Lanes and Barcellos. The work is based on the strategies of discourse, production and placement used by these artists, raising the notion of conceptual practices, applying this idea in the analysis of works. It is pointed out the multiple possibilities that the photographic language offers when understood as an artistic practice, perceiving its logic in the propagation of ideas and in the process of each artist. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conceptualism | en |
dc.subject | Nervo óptico (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Brazilian contemporary art | en |
dc.subject | Conceitualismo | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea : Brasil | pt_BR |
dc.title | Mistos, meios e múltiplos na fotografia : o nervo óptico em um estudo em aberto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001012754 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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