Reflexões e intervenções no processo de reformulação do projeto político pedagógico
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo intervenção compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para dar vida à escola e criar novas alternativas em prol da melhoria da educação através da gestão democrática. Levando em conta que o PPP deve ser constantemente revisto e readequado a realidade da comunidade onde se insere, por ser um documento norteador, devemos ter um olhar mais atento para sua proposta e colocá-lo em prática no dia-a-dia. O foco da pesquisa é a Reformulação do P ...
O presente trabalho tem por objetivo intervenção compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para dar vida à escola e criar novas alternativas em prol da melhoria da educação através da gestão democrática. Levando em conta que o PPP deve ser constantemente revisto e readequado a realidade da comunidade onde se insere, por ser um documento norteador, devemos ter um olhar mais atento para sua proposta e colocá-lo em prática no dia-a-dia. O foco da pesquisa é a Reformulação do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, de Quinze de Novembro/RS. Que teve por objetivo reunir a comunidade escolar para fazer a reformulação do documento, e com a participação de todos, reforçar a importância do mesmo dentro da instituição de ensino. O presente trabalho será fundamentado, dentre outros, nos seguintes referenciais teóricos: Paro (2000 e 2001) e Freire (1983 e1996). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, centrada na realidade da escola, envolvendo toda a comunidade, tendo em vista a transformação. Para a pesquisa, foi utilizado um questionário, vinculado a uma abordagem teórica e prática que propiciou subsídios acerca das questões do PPP, sua aplicabilidade e seu significado, para que haja uma educação de qualidade, onde os educandos tenham plena consciência dos seus direitos e deveres, se tornando cidadãos responsáveis pelos seus atos, levando em conta o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e a aprendizagem. No final foi feita uma reflexão em grupo, onde se obteve um resultado satisfatório, pois todos participaram e se envolveram na proposta. O estudo concluiu que dentro de uma gestão democrática é de fundamental importância a participação da comunidade escolar na construção e aplicação do PPP. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License