Inclusão escolar : a experiência de alunos com deficiência em classes regulares de ensino
dc.contributor.advisor | Amaral, Márcio de Freitas do | pt_BR |
dc.contributor.author | Zan, Geni Maria Anschau | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151702 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios das escolas no momento. Envolve não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. Tendo como foco a inclusão escolar, este estudo busca analisar os processos de inclusão de alunos com deficiência em classes regulares de ensino. Buscou-se analisar as circunstâncias em que ocorre a inclusão na escola com os alunos, professores, e gestores da rede pública do ensino regular, avaliando-se esses processos em seus aspectos gerais. O trabalho discute temas pertinentes a partir de renomados autores que fundamentam este estudo: Carvalho (2004; 2007; 2009; 2010), Mantoan (1997) e Correia (1997; 1999). Como metodologia de pesquisa, realizou-se um questionário com 8 professores da rede regular do Ensino Médio Politécnico, afim de mapear a compreensão dos professores acerca da inclusão. Além disso, acompanhou-se diversas atividades desenvolvidas na escola com esses sujeitos, numa perspectiva de pesquisa-participante, buscando compreender as relações que ali se estabeleciam. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para identificar as implicações políticas e pedagógicas no processo inclusivo, problematizando o quanto os professores estão preparados para enfrentar esta nova realidade. Observou-se ainda que a inclusão não ocorre como deveria, pelo fato dos profissionais da educação não se sentirem preparados para a mesma e a ausência de profissionais especializados. Constata-se que a educação inclusiva é um dos maiores desafios que precisa ser superado na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar : a experiência de alunos com deficiência em classes regulares de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001006069 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)