O site como ferramenta para a participação da comunidade
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente trabalho trata de um aprofundamento das análises das ações do TCC, através do Projeto de Intervenção (PI) implementadas em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler, ao longo de 2014 e metade de 2015, com o objetivo principal de estabelecer um diálogo constante com a comunidade através de um site, ferramenta virtual para corrigir os equívocos das informações que causam falhas na comunicação e aproximação. Conforme Franco( ...
O presente trabalho trata de um aprofundamento das análises das ações do TCC, através do Projeto de Intervenção (PI) implementadas em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler, ao longo de 2014 e metade de 2015, com o objetivo principal de estabelecer um diálogo constante com a comunidade através de um site, ferramenta virtual para corrigir os equívocos das informações que causam falhas na comunicação e aproximação. Conforme Franco(2005) ao utilizarmos a metodologia da pesquisa-ação pressupomos uma pesquisa de transformação, participativa, caminhando para processos formativos tendo por base os estudos de Veiga (2004), Gandin (1994) e Vasconcellos(2000), Kemmis e MC Taggart (1988) e Cury (2002) que inspiraram as análises e a conseqüente compreensão de fatos do cotidiano escolar, realizou-se uma pesquisa-ação, caracterizada como intervenção programada na realidade da escola. Processo este que permitiu melhor conhecimento da realidade e valorização das ações implementadas, reavaliando e redefinindo metas do Projeto Político Pedagógico. Através de pesquisa indireta, documental e bibliográfica, buscou-se uma abordagem teórica, cultural e sócio-histórica da relação entre comunidade e escola, com a finalidade de estabelecer uma participação efetiva entre ambas, corrigindo, também a distorção na comunicação. Com isto espera-se que o presente estudo incentive novos pensares, novos olhares e novas construções e práticas frente ao desafio de educar em uma sociedade pós-moderna. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License