O grêmio estudantil de uma escola estadual no Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria de Fátima | pt_BR |
dc.contributor.author | Severo, Juliana Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151695 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo irá apresentar a implantação do Grêmio Estudantil em uma escola pública no Rio grande do Sul. O trabalho teve como objetivo geral organizar o Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Genésio, do município de Santa Cruz do Sul/RS, de forma participativa, para que este possa atuar e representar os demais alunos junto à equipe diretiva, contribuindo nas ações para melhoria do educandário e do processo de ensino aprendizagem. Os objetivos específicos foram estudar e pesquisar conceitos e fundamentos sobre gestão democrática escolar; pesquisar sobre participação e grêmio estudantil; tornar o Grêmio Estudantil um espaço participativo e democrático; criar possibilidades concretas e efetivar a participação no Grêmio Estudantil nas decisões escolares de forma a melhorar a participação dos alunos no ambiente escolar. Metodologicamente o estudo foi desenvolvido através da pesquisa-ação onde a leitura fez parte do primeiro momento da pesquisa com a participação da equipe diretiva junto com um grupo de docentes interessados em participar e os alunos acima de 12 anos da escola. Com embasamento necessário dos autores como Paro (2001), Gandin (20014), Freire (1996), Vasconcellos (2002), Veiga (1995) e outros que fomentam este projeto, teve ainda o complemento do estudo de leituras do Estatuto do Grêmio Estudantil por representantes dos docentes junto com a Coordenação Pedagógica e alunos interessados. Uma assembléia foi realizada convocando todos os alunos acima de 12 anos em participar da Eleição do Grêmio Estudantil e uma pesquisa foi feita com um grupo de professores, funcionários e alunos que fez parte do processo de desenvolvimento do projeto, sendo este realizado em etapas até a eleição do Grêmio Estudantil. Pede se registrar como pontos negativos no processo de desenvolvimento o desinteresse e a pouca motivação o que não foi maior que a efetivação do objetivo do trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | O grêmio estudantil de uma escola estadual no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001005695 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)