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dc.contributor.advisorOliveira, Maria de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorSevero, Juliana Gomespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151695pt_BR
dc.description.abstractEste estudo irá apresentar a implantação do Grêmio Estudantil em uma escola pública no Rio grande do Sul. O trabalho teve como objetivo geral organizar o Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Genésio, do município de Santa Cruz do Sul/RS, de forma participativa, para que este possa atuar e representar os demais alunos junto à equipe diretiva, contribuindo nas ações para melhoria do educandário e do processo de ensino aprendizagem. Os objetivos específicos foram estudar e pesquisar conceitos e fundamentos sobre gestão democrática escolar; pesquisar sobre participação e grêmio estudantil; tornar o Grêmio Estudantil um espaço participativo e democrático; criar possibilidades concretas e efetivar a participação no Grêmio Estudantil nas decisões escolares de forma a melhorar a participação dos alunos no ambiente escolar. Metodologicamente o estudo foi desenvolvido através da pesquisa-ação onde a leitura fez parte do primeiro momento da pesquisa com a participação da equipe diretiva junto com um grupo de docentes interessados em participar e os alunos acima de 12 anos da escola. Com embasamento necessário dos autores como Paro (2001), Gandin (20014), Freire (1996), Vasconcellos (2002), Veiga (1995) e outros que fomentam este projeto, teve ainda o complemento do estudo de leituras do Estatuto do Grêmio Estudantil por representantes dos docentes junto com a Coordenação Pedagógica e alunos interessados. Uma assembléia foi realizada convocando todos os alunos acima de 12 anos em participar da Eleição do Grêmio Estudantil e uma pesquisa foi feita com um grupo de professores, funcionários e alunos que fez parte do processo de desenvolvimento do projeto, sendo este realizado em etapas até a eleição do Grêmio Estudantil. Pede se registrar como pontos negativos no processo de desenvolvimento o desinteresse e a pouca motivação o que não foi maior que a efetivação do objetivo do trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrêmio estudantilpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleO grêmio estudantil de uma escola estadual no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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