Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMedeiros, Isabel Letícia Pedroso dept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Michele Agrelopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151693pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso foi a principal atividade da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar – 4ª ed. e apresenta a análise das ações desenvolvidas através de um Projeto de Intervenção que desafiou as mudanças no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Pública Estadual. O tema escolhido para o projeto foi a Inclusão Escolar. Para respaldar as discussões e reflexões, foram utilizados os seguintes autores: Franco, 2005; Veiga, 2013; Richardson,2014; Mantoan,2006; Carvalho,2006 entre outros, para que este trabalho tivesse seus resultados embasados em autores que desenvolvem seus trabalhos com excelência em cada tema. Foi utilizada a Pesquisa-ação (FRANCO, 2005; VEIGA, 2013; TRIPP, 2005) como base metodológica a fim de proporcionar que eu também participasse deste projeto não só como pesquisadora, mas também como autora participante nesta proposta transformadora da realidade. Analiso aqui e descrevo as alterações no Projeto Político Pedagógico, as discussões e as reflexões que motivaram esta mudança, bem como a participação de todos da comunidade educativa.Fica muito evidente nesta análise que o Projeto de Intervenção obteve resultados positivos, trazendo a comunidade para a escola para refletir acerca de um tema tão atual e que todos devem estarem informados para combater a exclusão e/ou segregação e defenderem a inclusão nas escolas regulares de ensino com conhecimento e entendimento do assunto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleInclusão escolar e participação rimam com gestão : uma proposta de alteração do projeto político pedagógico nos moldes da gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem