Inclusão escolar e participação rimam com gestão : uma proposta de alteração do projeto político pedagógico nos moldes da gestão democrática
View/ Open
Date
2015Author
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a principal atividade da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar – 4ª ed. e apresenta a análise das ações desenvolvidas através de um Projeto de Intervenção que desafiou as mudanças no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Pública Estadual. O tema escolhido para o projeto foi a Inclusão Escolar. Para respaldar as discussões e reflexões, foram utilizados os seguintes autores: Franco, 2005; Veiga, 2013; Richardson,2014; Manto ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi a principal atividade da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar – 4ª ed. e apresenta a análise das ações desenvolvidas através de um Projeto de Intervenção que desafiou as mudanças no Projeto Político Pedagógico de uma Escola Pública Estadual. O tema escolhido para o projeto foi a Inclusão Escolar. Para respaldar as discussões e reflexões, foram utilizados os seguintes autores: Franco, 2005; Veiga, 2013; Richardson,2014; Mantoan,2006; Carvalho,2006 entre outros, para que este trabalho tivesse seus resultados embasados em autores que desenvolvem seus trabalhos com excelência em cada tema. Foi utilizada a Pesquisa-ação (FRANCO, 2005; VEIGA, 2013; TRIPP, 2005) como base metodológica a fim de proporcionar que eu também participasse deste projeto não só como pesquisadora, mas também como autora participante nesta proposta transformadora da realidade. Analiso aqui e descrevo as alterações no Projeto Político Pedagógico, as discussões e as reflexões que motivaram esta mudança, bem como a participação de todos da comunidade educativa.Fica muito evidente nesta análise que o Projeto de Intervenção obteve resultados positivos, trazendo a comunidade para a escola para refletir acerca de um tema tão atual e que todos devem estarem informados para combater a exclusão e/ou segregação e defenderem a inclusão nas escolas regulares de ensino com conhecimento e entendimento do assunto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License