Projeto de intervenção : revitalização do grêmio estudantil da E.E.E.M. Sebastião Jubal Junqueira
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A gestão democrática participativa de uma escola representa a interação entre os diversos segmentos da comunidade escolar visando o melhor aprendizado e a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. No contexto destas lutas e mudanças insere-se o grêmio estudantil como parte integradora do processo de gestão democrática escolar. O presente trabalho tem como objetivo a (re)organização do Grêmio Estudantil da E.E.E.M. Sebastião Jubal Junqueira localizada em Vila Deodoro, zona rur ...
A gestão democrática participativa de uma escola representa a interação entre os diversos segmentos da comunidade escolar visando o melhor aprendizado e a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. No contexto destas lutas e mudanças insere-se o grêmio estudantil como parte integradora do processo de gestão democrática escolar. O presente trabalho tem como objetivo a (re)organização do Grêmio Estudantil da E.E.E.M. Sebastião Jubal Junqueira localizada em Vila Deodoro, zona rural do município de Venâncio Aires no Rio Grande do Sul. Um problema da instituição de ensino era a não existência de representatividade do corpo discente por meio de um Grêmio Estudantil. Assim, um dos pilares da Gestão Democrática – a Participação, não é atendido. Através de revisão bibliográfica sobre Gestão Democrática, Participação, Legislação, Movimento Estudantil Brasileiro buscou-se a base e subsídios teóricos para estimular a participação mais efetiva dos alunos e posteriormente organizar o processo de escolha da diretoria do órgão colegiado e seu papel, sua atuação dentro da escola. Como método de trabalho usou-se a pesquisa-ação que tem caráter participativo, impulso democrático e contribuição à mudança. Como resultado tem-se a implementação do Grêmio Estudantil através de processo eleitoral e uma maior participação dos alunos na tomada de decisões da escola. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1950)
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