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dc.contributor.advisorMilone, Julian de Camargopt_BR
dc.contributor.authorMorrudo, Iara Regina Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151675pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleParticipação dos pais na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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