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dc.contributor.advisorPires, Daniela de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Rosângela Maria dept_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151666pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito da Sala Ambiente Projeto Vivencial, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Trata-se de uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco é "PROJETOS INTEGRADORES VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO E RESGATE DA CIDADANIA”. Nosso objetivo foi desenvolver os projetos vinculados ao Projeto Político Pedagógico - PPP, com a efetiva participação dos alunos e da comunidade escolar. Busca-se através deste trabalho preservar o direito e a qualidade na educação básica, através de projetos integradores, incentivando a permanência do aluno na escola e estimulando a participação democrática. O trabalho foi e será desenvolvido no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS, no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. Num primeiro momento foi realizada uma pesquisa com os alunos, durante as reuniões do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS, buscando saber quais projetos e/ou oficinas pedagógicas, oferecidos em turno inverso, seriam de maior interesse dos mesmos, os quais eles efetivamente gostariam de participar. Desta forma, no trabalho pretendemos apresentar a análise realizada sobre a utilização de recursos, qualidade total e democracia, assim interferindo no dia-a-dia do aluno, contribuindo para uma educação integral, visando incentivar a permanência na escola e a democracia, tornando o aluno um individuo autônomo e atuante na sociedade. Os autores que deram suporte à nossa análise foram: Candau (2012), Cury (2007), Bitencourt (2014), Moll (2012), Arroyo (2012), Pistrak (2000), Paro (2007) e Comerlatto (2013). Durante as atividades desenvolvidas houve grande interesse e participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar, incluindo professores e funcionários, os quais também participaram dos projetos e oficinas ministrados. A grande dificuldade encontrada fica por conta dos recursos humanos não liberados para esse tipo de atividade, o que compromete a operacionalização e o desenvolvimento do trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleProjetos integradores voltados ao desenvolvimento e resgate da cidadania e a participação coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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