O grêmio estudantil na gestão escolar : uma possibilidade de participação política da juventude
dc.contributor.advisor | Amaral, Márcio de Freitas do | pt_BR |
dc.contributor.author | Bald, Marcele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151660 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, propõe uma reflexão a respeito da importância do grêmio estudantil, como instância colegiada, na gestão democrática da escola. Serão abordados os conceitos de grêmio estudantil, gestão democrática, protagonismo juvenil e pesquisa-ação. Posteriormente, será apresentado o projeto de intervenção realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, do município de Santa Clara do Sul, cujo foco é a participação dos estudantes na gestão democrática através do Grêmio Estudantil. O objetivo foi esclarecer à comunidade escolar o papel e as atribuições do grêmio estudantil, oportunizando a participação dos estudantes na gestão democrática da escola. Tendo como aporte metodológico a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade atual, a partir da qual foram pensadas e elaboradas em conjunto com os participantes, formas de conscientizar a comunidade escolar sobre as atribuições do grêmio estudantil na escola. As atividades propostas pelos participantes envolveram estudo da legislação e criação de meios de divulgação das funções do grêmio, como murais, panfletos e página eletrônica. A pesquisa revelou compreensões e percepções dos jovens em relação à participação e democracia, num momento em que a educação passa por profundas transformações e novos desafios são enfrentados por professores, gestores e estudantes, o trabalho aponta perspectivas de participação e envolvimento destes sujeitos nos seus processos educativos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Participação política | pt_BR |
dc.title | O grêmio estudantil na gestão escolar : uma possibilidade de participação política da juventude | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004248 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1951)