Vivenciando uma mudança : a reformulação do projeto político pedagógico da EMEF José de Anchieta de Potreiro Grande, Passo do Sobrado
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho, desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar, analisa as ações que foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, localizada em Potreiro Grande, interior de Passo do Sobrado, no processo de reformulação do seu Projeto Político Pedagógico. A partir da realização de uma pesquisa-ação, levantaram-se dados relevantes para se pensar a realidade escolar e problematizar a prática de seus gestores. A partir do envolvimento de diferentes at ...
O presente trabalho, desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar, analisa as ações que foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, localizada em Potreiro Grande, interior de Passo do Sobrado, no processo de reformulação do seu Projeto Político Pedagógico. A partir da realização de uma pesquisa-ação, levantaram-se dados relevantes para se pensar a realidade escolar e problematizar a prática de seus gestores. A partir do envolvimento de diferentes atores da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, famílias, e alunos), buscou-se oportunizar uma reflexão-ação que possibilitasse pensar ações de transformações significativas na realidade escolar, reforçando valores e princípios que embasam uma gestão democrática. Os autores que referenciam este trabalho são Veiga (2011), Marques (1990) e Vasconcellos (2006). A participação coletiva desencadeada por esse processo é essencial na concretização de um planejamento participativo e integrador, pois procura atender as expectativas dos envolvidos no processo educacional. A realização das atividades proporcionaram respostas positivas e significantes a respeito dos alunos e comunidade escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License