Show simple item record

dc.contributor.advisorHuzalo, Ana Paula Krumelpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Suzana Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151654pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no curso de Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma descrição reflexiva das ações do Projeto-Intervenção (PI) na tentativa de uma maior participação dos pais no ambiente escolar. Ações que foram implementadas no primeiro semestre deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, no município de Nova santa Rita. Na busca de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos e como parte integrante no processo de implementação da Gestão Democrática. Bordenave (1995), Demo (1995), Veiga (2013) Libâneo (2004) e Cury (2005) são alguns autores que deram suporte teórico para algumas das reflexões principalmente sobre participação no decorrer do projeto e da análise das ações implementadas. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade apoiada pelos autores Franco (2005), e Tripp (2005). A proposta aproximou mais os pais do ambiente escolar, em diferentes momentos e situações. Destacamos a implementação do Conselho Escolar como um dos princípios da Gestão Democrática. Durante o processo de Intervenção, houve mobilidade dos grupos de trabalho pois muitos pais não conseguiram acompanhar as etapas de discussões e ações no decorrer do ano letivo, em função do trabalho ou de desestímulo durante o processo de participação. O desafio que ainda encontramos é a manutenção desta participação, para que os diferentes grupos compreendam que participação é um processo, não existindo participação suficiente, nem acabada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho da escolapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titleA participação do conselho escolar : implementando para a construção da cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002784pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record