Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoraes, Jaira Coelhopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Mírian Simone Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151649pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa mostrar os aspectos observados que deram origem ao projeto vivencial e as ações elaboradas a partir destas observações, bem como suas implicações no cotidiano escolar de uma Escola Municipal de Educação Infantil, de nome fictício R aio de Sol , desenvolvidas no período de 2014 a 2015. Após a sistemática de estudo baseada nas disciplinas do Curso de Especialização Escola de Gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, buscouse um diagnóstico da realidade escola para implementar um Projeto Vivencial atividade do curso que promovesse qualificar a gestão democrática da escola. A discussão acerca da concepção de educação infantil na proposta político pedagógica é o foco deste trabalho que partiu da necessidade de modificar o conteúdo do Projeto Político pedagógico da Escola. Para isso, foi realizado diagnóstico através de observações e registradas em relatos do gestor e questionário alternativo e descritivo destinados as famílias, parte integrante da comunidade escolar que possui grande responsabilidade do sucesso ou do fracasso da escola quando se fala de qualidade no atendimento as crianças. Verificouse que um dos aspectos do projeto político pedagógico da escola possuía em si a visão de concepção de educação infantil. A partir daí, no decorrer do projeto de intervenção, os desdobramentos motivados pelas ações trouxeram devolutivas levando a outros questionamentos e abrindo espaço para novas discussões. O trabalho contou com os aportes teóricos de Paro, Cury, no que diz respeito a Gestão Democrática; Salles; Faria; Didonet em relação a educação infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.titleA concepção de educação infantil sob a ótica da gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004938pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem