Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática
dc.contributor.advisor | Milone, Julian de Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Simone Cristina Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151648 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma escola estadual – intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi a da pesquisa-ação, através da qual foram utilizados um questionário e uma entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto, queocorreu na cidade de Quaraí no período de novembro de 2014 até junho de 2015, teve como foco a participação da família na escola. No presente trabalho foi realizado um aprofundamento mais específico sobre a relação família e escola, uma interação, um envolvimento necessário e essencial na formação de alunos participativos, que visam à integração e à participação ativa em uma sociedade democrática. Os autores que nortearam esta análise foram CURY (s.a), VEIGA (2013), COMERLATTO e PERONI(2014), FALCETTA, ZORZELLA, ALVES e da ROCHA (2014), que auxiliaram quanto ao aprofundamento da gestão democrática; DIAZ (1990 e 1994), OSÓRIO (1996), PARO (2000), ROCHA (2002), TORETE (2005), NOGUEIRA (2006), SULTER (2007), PAROLIN (2008), SILVA e LIMA (2009) e OLIVEIRA e MARINHO-ARAÚJO (2010). Embasados nestes autores, pretendeu-se esclarecer o tema deste trabalho, conhecer e entender a relaçãoexistente entre a família e a escola ao longo da história da educação, bem como sua influência na formação, no desenvolvimento dos alunos e na transformação da sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.title | Relação família e escola, uma interação essencial na formação de alunos participativos em uma sociedade democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002611 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1948)