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dc.contributor.advisorMedeiros, Isabel Letícia Pedroso dept_BR
dc.contributor.authorMartins, Lilian Vaninpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151641pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pretende apresentar o processo de elaboração democrática do trabalho de intervenção numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada, tendo como foco a inclusão escolar. Esta foi a atividade central da sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Escola de Gestores MEC/UFRGS. Propõe mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. O tema Inclusão Escolar tornou-se o foco principal devido ao ingresso de diversos alunos com diferentes deficiências em nossa escola e não termos no Projeto Político pedagógico - PPP a regulamentação de ações específicas para o trabalho com esses alunos. E, este assunto, inclusão escolar, circula no cotidiano escolar, visto que está inserido nas relações intrapessoais, no pensar dos currículos adaptados, nos manejos para cada situação nova, na aceitação das diferenças e principalmente na divulgação do direito público subjetivo de cada cidadão em relação à educação, já que as principais funções da escola são cuidar e educar. Esse processo esteve amparado em diversas leituras de autores que pensam e teorizam sobre os assuntos abordados, entre eles podemos citar Freire, 2000; Gadotti, 2001; Arroyo, 2013; Vasconcellos, 2004; Lima E. S 2002; Candau,2003; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A metodologia utilizada durante o trabalho foi a da Pesquisa Ação, a qual proporciona a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento desta proposta contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito estudo, discussão, trocas, escuta e participação. O principal objetivo desse trabalho foi divulgar e fazer valer o direito à educação de qualidade para todos os alunos inseridos na escola, considerando suas limitações ou necessidades. Entre os desafios encontrados, o mais marcante e difícil durante processo foi a resistência do grupo docente em acolher o trabalho com os alunos deficientes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleRessignificando o PPP a partir de uma proposta inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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