Show simple item record

dc.contributor.advisorFalcetta, Antonio Paimpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jacqueline Almeida Prado dept_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151627pt_BR
dc.description.abstractPesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA importância da participação da família na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record