Mostrar el registro sencillo del ítem
Grêmio estudantil : representação democrática
dc.contributor.advisor | Milone, Julian de Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Prates, Sandra Marisa Magalhães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151618 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – versou numa reflexão feita a partir da aplicação do Projeto de Intervenção, realizado em uma Escola Estadual, intervenção esta realizada com base na gestão democrática, seus princípios e aspectos gerais. A metodologia aplicada foi à pesquisa-ação, através da qual foram utilizados questionário e entrevista como instrumentos de pesquisa. Este projeto ocorreu na cidade de Quaraí, no período de novembro de 2014 até junho de 2015. No referido trabalho foi aprofundado sobre o espaço de participação e representação dos alunos na gestão escolar democrática: através da associação representativa dos alunos da escola, o grêmio estudantil. Os autores que orientaram esta análise foram: Dourado e Martins, Gadotti, Cury (2005, p. 205): que discutem gestão escolar; Sanfelice (1986) Paro (1996); Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo e Ilma Veiga enfatizando a importância do Projeto Político Pedagógico e organização do trabalho pedagógico da escola. Adrião e Camargo (2002), Libâneo destacando a gestão democrática sob a perspectiva crítica do Grêmio Estudantil. Discorrendo sobre o percurso para a construção da cidadania no Brasil, Carvalho (2008, p.161); (VIEIRA; ALBUQUERQUE, 2002, p. 21) enfatizou a trajetória do Estado e organização social após a LDB. VEIGA, 1998, p. 113). A situação das manifestações de estudantes, apontadas por Semprebom e Ribeiro, (2008, p. 7): A liderança juvenil revertendo em um amadurecimento político,suas características. Embasado nos autores citados foram aprofundados esclarecimentos sobre o tema, compreendendo a relação existente entre gestão democrática, participação e grêmio estudantil na trajetória escolar, e sua influência na formação e desenvolvimento dos alunos e inserção na sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Grêmio estudantil : representação democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001963 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)