Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
Fecha
2015Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente estudo possui caráter de pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção. Teve como objetivo principal preparar a comunidade escolar para a implantação do Conselho Escolar, mediar uma discussão e possibilitar um entendimento dos membros da comunidade escolar em torno de sua função. A atuação e a estruturação foi junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara, da localidade de Santa Clara do Ingaí, interior do município de Quinze de Novembro/RS. Foram desenvolvidos est ...
O presente estudo possui caráter de pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção. Teve como objetivo principal preparar a comunidade escolar para a implantação do Conselho Escolar, mediar uma discussão e possibilitar um entendimento dos membros da comunidade escolar em torno de sua função. A atuação e a estruturação foi junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara, da localidade de Santa Clara do Ingaí, interior do município de Quinze de Novembro/RS. Foram desenvolvidos estudos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo aplicado um questionário de forma aleatória dentre os atores deste processo. Neste questionário, os professores, funcionários, pais e alunos expressaram, de forma democrática, o que almejam com a oportunidade de participação possibilitada pela implantação do conselho escolar. Inicia-se com a apresentação de uma síntese histórica do Conselho Escolar, especificando a sua finalidade, a base legal que o ampara, sua organização e sua prática. Foram identificados vários aspectos, tais como: a falta de conhecimento sobre o que é um conselho escolar por boa parte dos membros da comunidade escolar. Neste sentido, verifica-se que estes aspectos contribuem para uma longa caminhada a percorrer, para que se esteja conscientemente preparados para a estruturação deste órgão colegiado na instituição. Em relação ao conselho-escola, procura-se abordar os benefícios trazidos pela dinâmica inovadora da gestão democrática nos processos de ensino-aprendizagem, no gerenciamento de recursos e na tomada de decisões, resultando em um maior envolvimento e comprometimento de todos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1950)
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