Mostrar el registro sencillo del ítem
Princípios de convivência democráticos na escola
dc.contributor.advisor | Milone, Julian de Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontoura, Márcia Valéria Santos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151609 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão apresenta as ações e reflexões desenvolvidas no Projeto de Intervenção trabalhado no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/ Faculdade de Educação – FACED, tendo como foco os Princípios de Convivência Democráticos na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Marquês D’Alegrete” na cidade de Alegrete/RS, com o objetivo de promover de forma coletiva e democrática o processo de conhecimento, reflexão, reelaboração e colocação em prática dos mesmos, inspirados na “autonomia e participação efetiva nas decisões que afetam a vida pessoal e social” (PCN, 1997, p.97), e tendo como base de investigação, a pesquisa bibliográfica e documental de autores como Arantes (2000), Freire (1996), Johnson e Johnson (1999), Richardson (2011), Piaget (1978), Maria Celeste da Silva Carvalho (2001), Paro (2000), Oliveira (2000), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), entre outros, que nortearam e fundamentaram teoricamente as práticas aplicadas, onde a partir da realização da pesquisa-ação, foram implementadas ações que promoveram a integração e participação de todos os segmentos da comunidade escolar visando a construção de normas e princípios que sejam coerentes e favoráveis à aprendizagem e a um convívio democrático saudável entre todos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Convivência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Princípios de convivência democráticos na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004300 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)