Mostrar el registro sencillo del ítem
Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade
dc.contributor.advisor | Campos, Marcia Maciel de | pt_BR |
dc.contributor.author | Nogari, Isabel Cristina Frias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151607 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção, realizado no Curso de Especiali-zação em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2014 e 2015. A finalidade foi fomentar uma reflexão mais aprofundada, sobre as mudanças no Ensino Médio, que instituíram o Ensino Politéc-nico nas escolas públicas estaduais, bem como, sobre os desafios que vieram deste novo modelo. O foco do trabalho foi a problematização a respeito da interdisciplina-ridade necessária à realização do Seminário Integrado, que é um dos eixos princi-pais, implementados após as mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, pois sendo um instrumento pedagógico e científico instiga a refletir e a transformar a prática pedagógica, na qual, pesquisador e os sujeitos en-volvidos interagem na produção de novos conhecimentos. Tendo por base a pers-pectiva da gestão democrática esta implica em termos consciência de que a gestão requer transparência, impessoalidade, autonomia, participação, liderança, trabalho coletivo, representatividade e competência, sendo pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola. Justifica-se, assim, este trabalho por acreditar que as mudanças são necessárias e que as discussões que aqui se travam partem das inovações em relação ao Ensino Médio Politécnico e suas implicações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Ensino médio politécnico : o seminário integrado e o desafio da interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001005713 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1948)