A implementação de políticas de inclusão na gestão escolar
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A LDB (Brasil-1996) 9394/96 define princípios democráticos que tratam da educação inclusiva, e fala da necessidade de oferecer oportunidades iguais para todos e a percepção de que a escola deve atender às diferentes potencialidades. Esta necessidade de atender aos alunos sem distinção e preconceito traz novos rumos para a construção da escola democrática. Hoje, falar em direito à educação, sob a ótica de uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas que devem a ...
A LDB (Brasil-1996) 9394/96 define princípios democráticos que tratam da educação inclusiva, e fala da necessidade de oferecer oportunidades iguais para todos e a percepção de que a escola deve atender às diferentes potencialidades. Esta necessidade de atender aos alunos sem distinção e preconceito traz novos rumos para a construção da escola democrática. Hoje, falar em direito à educação, sob a ótica de uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando o direito e os benefícios tanto do acesso, quanto da escolarização para os alunos com necessidades educativas especiais. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar. O estudo de caso qualitativo proporcionou a análise da importância de que se avaliem as práticas políticas, institucionais e pedagógicas para que se possa garantir o incremento da qualidade de ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais, quanto para os demais. O questionário entregue aos gestores, professores e equipe escolar das instituições possibilitou evidenciar a especificação das escolas sendo inclusiva, e que os gestores procuram desenvolver projetos e palestras, bem como, o conhecimento do Projeto Político Pedagógico, proporcionando um direcionamento dos professores em suas práticas pedagógicas, que permeiam a construção do conhecimento de uma escola inclusiva e de uma educação de qualidade a todos, como previsto em Lei. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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