A disciplina na sala de aula : um desafio constante
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objet ...
Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License