A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Kircher, Carol Jane Liotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151564 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado da análise do projeto de intervenção sobre a inserção das mídias digitais no ambiente escolar, levando em conta a Gestão Democrática como eixo. Percebendo a importância da tecnologia na vida dos alunos e relacionando-a com a construção do conhecimento, vi a necessidade da formação dos professores e da qualificação dos espaços escolares. Esse estudo reflete sobre a necessidade de novas práticas pedagógicas relacionadas ao uso das mídias e tecnologias presentes na escola e a formação de professores. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em uma escola pública de Porto Alegre, que tratou sobre o uso das tecnologias e do laboratório de informática como recurso pedagógico. Os autores que embasaram o estudo foram Moacir GADOTTI, José Carlos LIBÂNEO, Maria C. MORAES, José MORAN, Celso S. VASCONCELLOS Com este estudo foi possível perceber a importância das mídias digitais como ferramentas pedagógicas e a importância da capacitação dos professores. A metodologia que fundamentou o trabalho foi a Pesquisa-Ação (FRANCO, 2005). | pt_BR |
dc.description.abstract | This Work Course Conclusion (TCC) is the result of intervention project analysis on the inclusion of digital media in the school environment, taking into account the democratic management as an axis. Realizing the importance of technology in the lives of students and relating it to the construction of knowledge, I saw the need for teacher training and qualification of school spaces. This study reflects on the need for new pedagogical practices related to the use of media and technologies present in the school and teacher training. The study was conducted through a quantitative research in a public school in Porto Alegre, which dealt with on the use of technology and computer lab as a teaching resource. The authors that supported the study were Moacir GADOTTI, José Carlos Libâneo, Maria C. MORAES, Joseph Moran, Celso S. Vasconcellos This study was possible to perceive the importance of digital media as teaching tools and the importance of teacher training. The methodology which funded the work was the Action Research (FRANCO, 2005). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Digital media in school | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.title | A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009430 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)