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dc.contributor.advisorOliveira, Maria de Fátima dept_BR
dc.contributor.authorWagner, Véra Lúcia Schwingelpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151560pt_BR
dc.description.abstractA participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA participação da comunidade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001884pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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