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A participação da comunidade escolar
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria de Fátima de | pt_BR |
dc.contributor.author | Wagner, Véra Lúcia Schwingel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151560 | pt_BR |
dc.description.abstract | A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A participação da comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001884 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)