Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Schuch, Cleusa Conceição Terres | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Aline Corrêa Santana da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151559 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido Ministério da Educação em parceria com a UFRGS e trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção implementadas em 2014-2015 em uma escola da rede estadual de ensino, cujo foco abrangeu estudos sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: discutir sobre a nova organização curricular, definir uma linha de trabalho para os três anos iniciais contemplando planejamento, ações e avaliação. Alguns autores que serviram de base para o trabalho foram Franco (2005), Richardson (s/d), Cury (2005), Gandin (2014), Bastos (2005) e outros. A intervenção baseou-se na pesquisa-ação e os resultados foram significativos, uma vez que conseguimos iniciar a organização do trabalho de forma contínua do primeiro ao terceiro ano e avançamos quanto aos pareceres descritivos. Também ocorreu a participação dos pais nos conselhos de classe participativos. Ainda é preciso discutir com os professores o que são habilidades e competências, qualificar as reuniões pedagógicas semanais, aprimorar a avaliação qualitativa e contar com a participação efetiva da comunidade escolar na construção de uma escola em que todos os segmentos participem nas decisões e rumos da educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Repensando os três anos do ensino fundamental e o seu fazer pedagógico em uma escola de ensino fundamental da rede estadual do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009157 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)