Subjetividade e implicações culturais no incentivo ao estudo dos alunos da escola Jubal
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Através do recorte temático deste projeto, objetiva-se compreender as subjetividades, e implicações culturais, do modo de pensar e agir das famílias acerca das questões educacionais, havendo uma interferência muito profunda na expectativa que se cria em relação a escola. Entender as características próprias do meio, da cultura, modos de pensar e agir da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, (através de entrevistas reuniões, encontros) tem permitido rep ...
Através do recorte temático deste projeto, objetiva-se compreender as subjetividades, e implicações culturais, do modo de pensar e agir das famílias acerca das questões educacionais, havendo uma interferência muito profunda na expectativa que se cria em relação a escola. Entender as características próprias do meio, da cultura, modos de pensar e agir da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, (através de entrevistas reuniões, encontros) tem permitido repensar inúmeros pontos fundamentais da gestão, e da função social da escola, qualidade, permanência, acesso e sucesso. Na atualidade, muitas são as reflexões acerca das questões educacionais, mas em especial, este artigo encontra-se vinculado a questões muito subjetivas de minha história de vida. Considero o tema relevante, pois voltar-se a própria realidade, conhecer seu interior, analisa-la é também um modo de reconhecer avanços e retrocessos e/ou estagnações e portanto, pensar novas ações. O trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Gestão Escolar, significa também uma mudança no olhar através de uma maior aproximação entre teoria e prática, destacada a relevância da pesquisa-ação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License