Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola
Fecha
2015Nivel académico
Especialización
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundament ...
Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos textos disponibilizados nas salas do Curso e teóricos como: Gandin (2011; 2013), Medel (2012), Veiga (1995; 2013), Vasconcelos (2013), Thiollent (2005; 2011), Franco (2005), Gadotti (1994), dentre outros. Constataram-se algumas dificuldades em mostrar as famílias que a participação de todos era muito importante na atualização do PPP. O diálogo durante as reuniões foi a principal forma de esclarecimento e conscientização da importância da parceria da escola com as famílias na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. O elo de participação, entre família e escola, tem como objetivo a construção de uma escola cidadã e democrática que busca uma educação de qualidade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1951)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
