Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
dc.contributor.advisor | Martins, Ivam Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Hipolito, Eglaé | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151534 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.title | Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam... | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009594 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)