O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando ...
Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando o redesenho curricular articulando-o com um processo avaliativo coerente com as mudanças propostas. Alguns autores inspiraram as análises, entre eles Veiga (2013), Tripp (2005), Franco (2005), Luckesi (1998, 2000), Saul (2008). A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Durante as intervenções promoveu-se o diálogo entre os pares do corpo docente, reflexões sobre a necessidade de rever a estrutura curricular, o planejamento e a execução das aulas, bem como o processo avaliativo buscando uma avaliação coerente que promova o verdadeiro processo ensino/aprendizado. Vários são os aspectos que ainda precisam ser avaliados e executados, sabemos que toda mudança deve ser gradual e muito bem articulada. Precisamos continuar avaliando os resultados obtidos e aos poucos fazer os ajustes necessários para atingir o principal objetivo: eficácia e qualidade de ensino. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1951)
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