Família na escola
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físic ...
O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License